fbpx

A importância da hidratação e dos cuidados para prevenir a Lesão por Pressão (LP)

A lesão por pressão – também conhecida como úlcera por pressão ou “escaras” – acontece em caso de pressão intensa e prolongada na pele. A lesão por pressão é uma ferida na pele causada pela diminuição ou interrupção de irrigação sanguínea devido a pressão numa área por longos períodos.

Pessoas acamadas são as mais propícias a desenvolverem esse tipo de lesão. Geralmente, ela surge devido ao uso de algum dispositivo médico ou pela compressão de uma proeminência óssea contra os tecidos, ocasionando a interrupção da circulação do sangue e morte celular local. A umidade e a fricção são pontos que podem favorecer o agravamento dessas lesões. Esse quadro, além de atingir principalmente pacientes acamados, também acomete
pessoas confinadas à cadeira, com pouca mobilidade, em pacientes com desnutrição e idosos.

Por ser algo que abala muito o emocional do paciente, mais do que só tratar o problema, o importante é prevenir o aparecimento da lesão. Nesse sentido, quem cuida do paciente em tratamento domiciliar será responsável por trabalhar em estratégias preventivas, assim como nas internações que a responsabilidade fica pra equipe de enfermagem associada aos cuidadores e familiares.

É importante se atentar a alguns cuidados que podem ser realizados desde o primeiro momento em que aparecer o risco do desenvolvimento da lesão, como por exemplo:
• Utilizar travesseiros macios como “coxins” aonde for necessário, como por exemplo nos tornozelos para diminuir a pressão do calcanhar;
• Utilizar colchão pneumático ou piramidal, conhecido como caixa de ovo, sobre a cama;
• Em casos de utilização de fraldas, mantê-las limpas e secas;
• Não esfregar as áreas avermelhadas com esponjas no momento do banho;
• Em caso de paciente acamado, manter a cama sempre esticada e seca;
• Mudança de posição a cada 2 horas para alívio da pressão;
• Avaliação diária da pele para intervenção ao menor sinal de lesão;
• Não arrastar o paciente na cama ou leito e sim, movimentá-lo através do posicionamento do lençol.

Além disso, é de suma importância manter a pele hidratada com um bom creme. Tegum é extremamente eficaz no tratamento preventivo da pele de pacientes acamados, impedindo o surgimento da lesão por pressão. Tegum conduz os nutrientes por todas as camadas da pele até a corrente sanguínea e proporciona hidratação intensa. Pode ser utilizado em lesão por pressão estágio 1 e nos demais estágios em fase de cicatrização e maturação.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

©2022 Tegum. Todos os direitos reservados.

Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?