fbpx

Cuidados com a pele do idoso

A pele é a maior barreira contra as agressões do dia a dia, pois ela nos protege das impurezas, dos raios de sol e de vários outros contatos que acabamos tendo. Por isso, é importante darmos a devida atenção a esses cuidados, principalmente na terceira idade.

A pele é o primeiro local onde os sinais de envelhecimento – machas de sol, rugas, flacidez, etc. – começam a se manifestar. Isso acontece porque, com o passar do tempo, a pele perde sua hidratação natural, elasticidade e oleosidade e, consequentemente, se torna mais frágil e vulnerável ao aparecimento de lesões e doenças relacionadas a pele. Para tal, é importante manter alguns cuidados especiais para preservar a pele do idoso. Confira!

1. Cuidados no banho
Evite banhos muito quentes, pois a água quente pode causar queimaduras e ressecamento na pele. Se estiver muito frio e a água quente for inevitável, deixe para lavar apenas o rosto com água morna. Além disso, dê preferência a sabonetes neutros, visto que os aromatizados podem conter substâncias alérgicas e agressivas à pele do idoso.

Não esqueça que o sabão deve ser passado com cuidado e gentileza e que esponjas e esfoliantes podem machucar ou eliminar a barreira natural da pele. Para evitar o aparecimento de micoses e fungos em decorrência de banho mal tomado, dê atenção a áreas de difícil limpeza como, por exemplo, entre os dedos dos pés.

2. Água
Na terceira idade, beber água acaba sendo negligenciado, uma vez que a tendência é sentir menos sede. Porém, esse hábito é fundamental – não apenas para os idosos, como para todas as idades – porque a ingestão de água evita complicações dos órgãos internos e externos como a pele.


O recomendado é tomar de 2 litros a 2,5 litros de água por dia. A água é um hidratante natural do organismo e a sua carência pode resultar na desidratação e ressecamento da pele, além causar problemas hepáticos. Seu consumo também auxilia na produção de colágeno e no combate a rugas.

3. Atenção ao sol

Apesar dos inúmeros benefícios do sol ao nosso organismo, a sua exposição em excesso pode ser muito prejudicial à saúde. Na terceira idade, o tecido adiposo, que funciona como um isolante térmico, diminui e deixa a pele mais suscetível à insolação, ressecamento, envelhecimento e a doenças como câncer de pele.

A indicação é que se faça o uso de protetor solar, pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol, para que ele possa penetrar na pele e agir de forma eficiente e evitar sair entre 10h e 16h, horário em que o sol está mais intenso. Usar roupas claras, chapéus, óculos de sol também evitam a não absorção do calor.

4. Reavalie a alimentação

A ingestão de bons alimentos também é fundamental no combate a doenças e melhorar o aspecto da pele. A carência de produção de colágeno no organismo acarreta na perda de firmeza da pele do rosto e aumento das rugas. É importante consumir alimentos que contenham antioxidantes como uva, morango, maçã, brócolis, espinafre, soja, chá e café.

5. Hidratação intensa

Durante o dia ou após o banho, é recomendável que se faça o uso de hidratantes ou cremes que auxiliem nos cuidados com a pele do idoso para mantê-la hidratada e elástica, além de evitar coceira e descamação.


Tegum fornece vitamina A em uma emulsão com nutrientes de excelente absorção cutânea, revertendo esse ressecamento com rapidez e eficiência. O uso preventivo ajuda a proteger a pele de em qualquer época do ano.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

©2022 Tegum. Todos os direitos reservados.

Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?