fbpx

Cuidados pós-tatuagem: Dicas para cuidar da sua pele

Após fazer uma tatuagem é muito importante cuidar da pele, não apenas para evitar uma possível infecção, como também para garantir que a arte fique bonita e nítida por muito mais tempo. Para isso, é preciso ter atenção redobrada aos cuidados que começam antes mesmo da realização do procedimento.

Primeiro, é importante entender o processo da fixação da tatuagem na pele. Nosso corpo é formado por várias camadas e nem todas se renovam. A tatuagem se forma na derme, que fica logo acima da hipoderme – a camada mais profunda de todas – e abaixo da epiderme – que sofre constante renovação.

Para isso, os tatuadores utilizam agulhas que penetram até a camada da derme para a introdução dos pigmentos. Assim, a tinta se mantém fixada nas células sem se deslocar para outras partes.

Além da sua difícil remoção, a presença dos pigmentos pode desencadear reações inflamatórias ou alérgicas na pele. Por estar presente em uma camada que não se renova, os cuidados com a tatuagem recém-feita são indispensáveis. Confira a seguir algumas dicas para cuidar da sua pele corretamente:

1. Hidrate sua pele
Hidrate muito bem a região que será tatuada, especialmente nos lugares mais ressecados, como joelhos, cotovelos, pés e mãos. A pele hidratada pigmenta com mais facilidade, tornando o processo mais simples e menos doloroso.
É essencial investir na hidratação constantemente após o procedimento também. O hidratante auxilia na cicatrização e ajuda no fortalecimento da barreira cutânea, além de deixar a arte mais bonita e a pele mais saudável.

2. Faça a higienização corretamente
A higienização correta da sua tatuagem evita infecções e coceiras. Lave muito bem com sabonete antisséptico antes de trocar o plástico de proteção e passar a pomada. Nunca utilize buchas e sabonetes com cheiros fortes para fazer a limpeza, pois isso pode causar alergias e/ou infecções.

3. Utilize produtos cicatrizantes
Esse é um dos principais hábitos que devem ser mantidos nos cuidados pós-tatuagem. Portanto, você pode utilizar produtos que ajudam na cicatrização, como o Tegum que vai fazer as casquinhas se soltarem mais rápido sem machucar e vai aliviar a coceira.

4. NÃO coce!
Coçar a pele após fazer a tatuagem pode causar lesões e desacelerar o processo de
cicatrização. Nessas horas, você pode dar alguns “tapinhas” sem força. Caso a coceira
seja extrema, converse com o tatuador ou visite um dermatologista, pois pode ser uma
reação alérgica.

5. Fuja do sol
Evite ao máximo expor a tatuagem ao sol no primeiro mês, principalmente, sem protetor solar. Locais com muito sol e com água – como piscina, mar e lago – são mais propícios a conter bactérias infecciosas que podem desacelerar a cicatrização e causar graves processos de infecção, além de prejudicar a pigmentação da tinta.

6. Evite alimentos gordurosos
Comidas muito gordurosas, temperadas e condimentadas podem causar reações alérgicas no local tatuado. Opte por alimentos de origem natural como saladas, frutas e produtos integrais.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

©2022 Tegum. Todos os direitos reservados.

Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?