fbpx

Dicas para aliviar a coceira da psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória crônica caracterizada por manchas vermelhas e descamação esbranquiçada que afeta 5 milhões de brasileiros, de acordo com a Associação Brasileira de Dermatologia. Ela envolve, preferencialmente, os cotovelos, joelhos, couro cabeludo e a região lombo-sacral.
A doença atinge principalmente as faixas etárias entre 15 e 30 anos e adultos de 50 a 60 anos e é considerada uma doença imunomediada e de origem multifatorial, envolvendo fatores genéticos, imunológicos e ambientais. Além disso, a psoríase pode estar relacionada a outras doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, infarto e até acidente vascular cerebral (AVC).
Dentre todos os sintomas – manchas vermelhas, pele ressecada e rachada, queimação, dor, coceira, inchaço e rigidez nas articulações –, as pessoas portadoras da doença dizem que a coceira é o sintoma que causa mais incômodo. Por esse motivo, separamos algumas dicas de como aliviar esse desconforto.
1. Busque um tratamento para a psoríase
Apesar de não ter cura, a psoríase tem tratamentos bastante eficazes para controlar as crises. Procure um dermatologista!
2. Limite o tempo no chuveiro
Passar longos períodos embaixo da água pode causar o ressecamento da pele e, consequentemente, piorar a sensação de coceira. Sendo assim, o ideal é limitar o tempo de banho a, no máximo, 15 minutos.
3. Evitar banhos quentes
Para quem sofre com a doença, a recomendação é evitar tomar banhos quentes, já que o calor pode causar ressecamento e, consequentemente, ainda mais coceira.
4. Faça uso contínuo de hidratante
O uso de hidratantes após o banho ou lavagem das mãos ajuda a reter a hidratação necessária para a pele e reduz a vermelhidão, a coceira e ainda ajuda na cicatrização.
5. Fazer aplicação de compressa fria

Colocar algo gelado sobre a pele também pode ajudar a diminuir a coceira, uma vez que os nervos responsáveis por enviar os sinais da “vontade de coçar” ao cérebro não funcionam tão bem quando estão sob temperaturas mais baixas.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 Tegum. Todos os direitos reservados.

Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?