fbpx

Diferença entre Transudato e o Exsudato

Transudato é toda a produção de líquido ou fluido gerado pelo corpo que tem como característica principal o baixo teor de proteína e origem não inflamatória, como, por exemplo, a ascite (barriga d’água). Geralmente é resultante de uma insuficiência cardíaca, renal ou hepática.

Por outro lado, o exsudato são fluidos que surgem e se evidenciam em locais inflamados ou infectados, na maioria das vezes relacionados a uma lesão. Ao contrário do transudato que possui baixíssimo teor de proteína e baixa celularidade, o exsudato está relacionado ao processo inflamatório e é um líquido composto de células e proteínas.

O tipo e a quantidade de exsudato que a ferida gera depende de alguns fatores, entre eles, se o local foi contaminado por bactérias, e do próprio tipo de ferida. Queimaduras, por exemplo, geram uma quantidade muito maior de fluido do que uma lesão decorrente de uma queda no asfalto.

O exsudato é um grande indicador de como a ferida está cicatrizando. A sua cor, espessura e odor são indicativos de se o machucado está se recuperando bem, corroborando os estudos que mostram que para uma boa cicatrização a lesão precisa estar com leito úmido.

Ainda dentro de fluidos inflamatórios, existem diferentes tipos de líquidos produzidos nesses processos:

– Seroso: quando o fluido é aquoso e límpido;
– Sanguinolento: tem coloração vermelho vivo e indica a ruptura de vasos;
– Serosanguinolento: com tom vermelho claro ou rosado, é a mistura dos exsudatos seroso e sanguinolento.
– Purulento: ocorre quando o fluido é denso, parecendo catarro, rico em células mortas e, geralmente, possui coloração amarelada, esverdeada e odor fétido. E está relacionado a infecção;
– Seropurulento: coloração amarela opaca, fina esbranquiçada. Mistura do exsudato seroso com o purulento;
– Fibrinoso: é identificado por um fluido com pedaços de fibras, em grande quantidade.

O Tegum pode ser utilizado em inflamações com exsudato seroso com ou sem sangue em pequena quantidade. O produto NÃO é recomendo em infecções com sinais flogísticos e exsudato purulento.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

©2022 Tegum. Todos os direitos reservados.

Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?