fbpx

Dormir pouco afeta a saúde da pele?

Apesar da privação do sono ser muito comum entre os adultos (um terço dos adultos dorme menos que a quantidade de horas recomendada), é importante ter em mente que o período de sono é extremamente importante para o organismo humano. É nesse período que nosso corpo desempenha diversas funções como o fortalecimento do sistema imunológico, a produção e liberação de hormônios, a consolidação da memória e o combate ao envelhecimento das células.

Não existe um tempo certo para uma boa noite de sono levando em consideração que cada organismo funciona de uma forma diferente, mas o ideal seria de 8 a 10 horas de sono por noite. Não dormir o suficiente pode causar diversos problemas para nossa saúde, afetar nossa memória, rendimento, estabilidade emocional, além de tornar nosso organismo mais susceptível ao aparecimento de certas doenças.

Não dormir o suficiente também afeta a saúde da pele, pois pode prejudicar mais facilmente a produção de colágeno, proteína responsável por melhorar a estrutura, a firmeza e a elasticidade da pele. Além disso, enquanto dormimos, os níveis de cortisol, hormônio encarregado do estresse, reduzem para que a pele se renove. Altos níveis desse hormônio no seu corpo podem ocasionar problemas como acne e envelhecimento precoce. É durante o sono também, que as células produzem mais proteção contra raios ultravioletas e outras agressões diárias que nossa pele sofre ao longo do dia.

Entretanto, para manter a pele saudável e prevenir o envelhecimento facial, não basta apenas manter uma boa noite de sono. É necessário também alguns cuidados como fazer a higiene correta do rosto, retirar a maquiagem antes de dormir, hidratar a pele, usar filtro solar diariamente e ingerir bastante água.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2022 Tegum. Todos os direitos reservados.

Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?