fbpx

O que são skin tears?

Os “skin tears”, também conhecidos como lesões por fricção, são feridas que acometem extremos de idades, ou seja, crianças e idosos. Alguns estudos afirmam a predominância de feridas em pacientes internados ou em cuidados domiciliar. Entre os pacientes hospitalizados, os idosos, acamados ou ativos, são o grupo de maior risco de desenvolvimento de lesão por fricção.

Isso ocorre devido à fragilidade cutânea, podendo formar apenas hematomas, perda parcial ou perda total da pele. A lesão por fricção (LF) é uma ferida que se limita à derme e tem como principal característica a presença de um “retalho” de pele em algum momento do seu progresso. Esse retalho pode ser definido como “retalho epidérmico”, quando acontece uma separação da epiderme da derme e “retalho dermoepidérmico”, quando a ferida separa da derme e a epiderme das estruturas subjacentes.

Essas lesões podem ocorrer por conta de atritos ou a traumas sem corte e em áreas que ficam mais tempo sem proteção de roupas por exemplo. Sendo os principais os membros superiores (antebraço e cotovelo) e inferiores (canela e lateral das pernas) de pessoas idosas.

Em crianças, os adesivos médicos estão entre as principais causas. Embora não exista instrumento de identificação de risco específico para lesão por fricção, a identificação dos riscos e os cuidados com a pele constituem um importante mecanismo de intervenção para evitar lesão por fricção.

Para iniciar a avaliação das lesões por fricção, é necessário conhecer a idade do paciente, estado nutricional, determinar a história clínica, comorbidades, estado geral de saúde e potenciais de cura da lesão, além de avaliar a lesão em si.

O nosso maior aliado nesse tipo de lesão é a prevenção. E pode ser feita principalmente, com hidratação e movimentação com cuidado e sem força demais. Por isso, o uso diário do Tegum é essencial.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 Tegum. Todos os direitos reservados.

Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?