fbpx

Queimaduras, o que são e seus tipos

O que são queimaduras?

Uma queimadura é definida como sendo uma lesão traumática que acontece na pele e é ocasionada por algum agente externo. Esse agente externo pode ser um produto químico ou alguma substância que esteja muito aquecida, como a água fervendo, um choque elétrico, e também o sol tem a capacidade de causar uma queimadura na pele, a chamada queimadura solar.

Quais são os tipos de queimadura?

As queimaduras podem ir além da pele, atingindo até mesmo os músculos e ossos. Cada tipo de queimadura recebe uma classificação, de acordo com o seu tamanho e a profundidade que atingiu o corpo do indivíduo. Podemos ter queimaduras de 1º, 2º e 3º grau.
Na queimadura de 1° grau, a pele costuma ficar avermelhada e pode descamar, mas não forma bolhas. Esse é um tipo de queimadura doloroso, mas que não costuma causar nenhum sintoma mais grave porque só atinge a camada superficial da pele. Boa parte das queimaduras causadas pelo Sol são consideradas queimaduras de 1° grau.
A queimadura de 2° grau pode atingir a derme e, além da vermelhidão e da dor, similares à queimadura de 1° grau, a pessoa pode desenvolver bolhas e a queimadura pode ter uma aparência mais úmida. Podem se perder algumas terminações nervosas, o que pode ser muito doloroso, e a pessoa pode perder também pelos e algumas glândulas sudoríparas, devido à profundidade. Seu tempo de cura é maior, mas as marcas são praticamente imperceptíveis.

A queimadura de 3° grau é o tipo mais grave, porque pode atingir não somente a pele, mas também os músculos e ossos. Suas lesões são graves, sendo que a cura é obtida somente por meio de enxertos e cirurgias. Este tipo de queimadura deixa cicatrizes grandes com pouca elasticidade, necessitando de cuidado pelo resto da vida.

O que fazer após uma queimadura?

Muitas pessoas tratam a queimadura em casa, mas é preciso tomar cuidado ao utilizar remédios caseiros e substâncias que acabam por piorar a queimadura. Após uma queimadura, a melhor forma de tratar a lesão é interrompendo o contato da pele com a substância que está causando a queimadura e lavar o local atingido com água corrente gelada.
É preciso manter o membro queimado ou a parte do corpo que foi queimada debaixo d’água até que o local seja resfriado. Depois disso, procure ajuda médica para saber como proceder com o tratamento da queimadura. É importante não estourar bolhas de jeito nenhum, porque elas acabam por proteger a pele.

Já na queimadura solar, é possível utilizar unguentos que aliviam a dor da queimadura. É importante reforçar que sofrer queimaduras solares pode atingir diretamente a saúde da pele, causando problemas futuros e aumentando as chances de desenvolver, por exemplo, câncer de pele. O protetor solar é essencial para prevenir queimaduras solares.

Cremes hidratantes como o Tegum acalmam a pele e diminuem a queimação. E no caso da nossa composição temos a ação de regeneração e cicatrização devolvendo resistência e elasticidade a área lesada. No caso de queimaduras de maior gravidade, de segundo ou terceiro grau, o tratamento só deve ser feito sob indicação médica.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 Tegum. Todos os direitos reservados.

Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?