fbpx

Tipos de manchas na pele

Geralmente, as manchas são fruto de processos inflamatórios como espinhas, queimaduras, exposição solar ou reações causadas pelo uso de algum produto ou remédio. Após lesionar a pele, ela inflama e desencadeia uma série de fatores que estimulam o melanócitocélula responsável pela produção de melanina –, causando assim, a mancha.

Elas ocorrem, principalmente, em peles que têm a melanina mais ativada – como as morenas e negras. Mas você sabia que existem vários tipos diferentes de manchas e que cada uma delas tem um tratamento diferente?

As melanoses são manchas escuras e arredondadas que surgem com o passar dos anos devido à exposição excessiva ao sol sem o uso de protetor solar. O tratamento pode ser feito pelo peeling químico, terapia fotodinâmica, cauterização química, crioterapia, entre outros.

As efélides, mais conhecidas como sardas, manifestam-se na face de crianças ou jovens com fototipos mais claros após a exposição excessiva ao sol, mas elas podem ocorrer em pessoas com fototipos mais morenos, apesar de menos comum. Os cuidados diários incluem uso de protetor solar, para evitar o aparecimento de novas manchas e o escurecimento das mais antigas.

Algumas mulheres podem apresentar uma predisposição genética para desenvolver o melasma que são manchas mais resistentes. Geralmente, quem fica muito exposto ao sol ou à luz visível sem proteção, faz reposição hormonal, toma anticoncepcional oral ou usa DIU com hormônios está mais propenso a apresentar melasma. Apesar de não ter cura, o peeling superficial, o laser Q-switched e o microagulhamento são tratamentos muito eficazes. E claro: o uso de protetor solar para não piorar o quadro é fundamental!

As manchas de pós acnes surgem após o processo inflamatório da acne. No início, são manchas avermelhadas que podem se tornar amarronzadas. Cremes clareadores são utilizados para que haja o clareamento total da mancha. O uso de protetor solar é fundamental para o sucesso do tratamento.

Lembre-se, antes de qualquer tratamento, é fundamental procurar um dermatologista!

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 Tegum. Todos os direitos reservados.

Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?