fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre melasma

Melasma é uma disfunção na pigmentação da pele devido à alteração da concentração de melanina, pigmento responsável pela nossa cor. O melasma pode ser divido em três categorias e determinar o tipo é essencial na hora do tratamento. Dentre elas, temos:

• Epidérmica, quando apenas a camada mais superficial da pele é afetada;
• Dérmica, na qual as manchas aparecem na derme superficial e de forma profunda;
• Forma mista, caracterizada por surgimento das marcas na epiderme e derme.

É importante procurar um dermatologista ao notar o aparecimento de manchas e checar questões como frequência de exposição ao sol, uso de anticoncepcionais e histórico familiar. Vale ressaltar que a presença de coceiras ou feridas na região não fazem parte do diagnóstico do melasma.

Diferentemente do que muitos pensam, a gravidez não é responsável diretamente pelo surgimento de manchas. O que ocorre de fato é que, durante a gestação, a produção de hormônios como a progesterona estimula a pigmentação da pele de forma exacerbada. Caso a pessoa já tenha uma exposição excessiva aos raios solares, a possibilidade do surgimento de manchas aumenta. Além disso, luzes artificiais e de aparelhos eletrônicos também contribuem para o aparecimento do melasma.

É importante ressaltar a importância do uso de protetor solar em qualquer período do ano! No inverno, muita gente dispensa o uso do produto e se expõe mais aos raios ultravioletas. Apesar de a incidência ser menor, ainda assim, estamos expostos à radiação não só do sol, como também das luzes artificiais. Sendo assim, é fundamental não deixarmos de aplicar o protetor solar.

Embora os tratamentos sejam eficazes no tratamento das manchas, ainda não existe uma cura para o problema. Mas não se preocupe! Além dos tratamentos eficazes, a maquiagem também é uma forte aliada na hora de disfarçar as manchinhas. Mas se atente ao uso de produtos que sejam indicados para seu tipo de pele, caso contrário, podem surgir outros problemas como alergias, irritações e excesso de oleosidade.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

©2022 Tegum. Todos os direitos reservados.

Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?