fbpx

Vitiligo: saiba as causas das manchas na pele e os cuidados necessários

O vitiligo é uma doença de pele caracterizada pela perda gradativa da pigmentação cutânea que causa manchas brancas no corpo. Um dos casos mais conhecidos da doença foi o do cantor Michael Jackson, mas o que poucos sabem é que a doença é considerada comum e pode chegar a mais de 150 mil casos por ano apenas no Brasil.

Até o momento, a causa do problema não está totalmente esclarecida mas, estudos apontam que fatores como genética, exposição ao sol, estresse, traumas e doenças psicológicas podem influenciar no surgimento ou agravamento da condição e pode acometer, igualmente, homens e mulheres em todas as faixas etárias e etnias.

Como dito anteriormente, o principal sintoma do vitiligo é o aparecimento de manchas brancas em determinadas áreas do corpo, principalmente nas áreas sujeitas à maior fricção. Rosto, cotovelos, mãos, pés e genitais costumam ser as zonas mais afetadas, mas a doença pode acometer até o couro cabeludo, quando o cabelo também perde sua
cor original.

Apesar de o vitiligo não ter cura, existem diversos tipos de tratamento que ajudam a manter o controle das manchas. A escolha da terapia deve ser feita a partir de acompanhamento e indicação médica, pois o especialista vai avaliar as características, extensão e localização das lesões para, assim, indicar o melhor tratamento.

Em geral, o tratamento visa controlar o avanço da doença ao estimular o crescimento dos melanócitos e trazer de volta e manter a cor natural da pele. Cada organismo vai responder de uma forma por conta das inúmeras variáveis que precisam ser observadas, mas uma coisa é certa: quanto mais cedo o tratamento tiver início e quanto menor for a
área afetada, melhores serão resultados.

A luz ultravioleta auxilia no tratamento do vitiligo, mas o excesso de sol é prejudicial para quem tem a condição. Para isso, é importante adotar algumas medidas para proteger a pele dos raios solares, como usar protetor solar constantemente, optar por roupas que protejam do sol, evitar bronzeamento artificial e usar produtos seguros que possam dar cor à pele como autobronzeadores, corretivos ou maquiagem.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

©2022 Tegum. Todos os direitos reservados.

Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?