CategoriesCuidados da pele

Conheça os benefícios da radiofrequência

A radiofrequência é um tratamento facial e corporal utilizado no combate à flacidez, sendo muito eficaz para a eliminação de rugas, linhas de expressão, gordura localizada e celulite. A tecnologia possui diversas qualidades: além de ser rápido e indolor, o tratamento pode ser realizado em qualquer estação do ano, não exige tempo de
recuperação e é um método seguro com efeitos duradouros.

O aparelho de radiofrequência eleva a temperatura da pele e do músculo, promovendo reações metabólicas e estruturais que dão mais sustentação e firmeza à pele, como a contração das fibras elásticas, a produção de um novo colágeno e a retração da pele. O aumento da temperatura tecidual também auxilia na circulação sanguínea e linfática.

Estes benefícios garantem resultados eficazes em diversas patologias. Conheça algumas
das indicações e resultados da radiofrequência:

1. Celulite
O uso desta tecnologia na celulite tem dois objetivos: a resolução da fibrose, caracterizada pelo aprisionamento dos adipócitos e linfa, e a própria facilitação da drenagem, utilizando o aumento da vascularização sanguínea gerado pelo calor interno para estimular a drenagem linfática, reduzindo as concentrações de toxinas das células
adiposas e consequentemente seu tamanho.

2. Estrias
Os efeitos de reorganização das fibras colágenas permitem a possibilidade de uso da radiofrequência na correção das estrias atróficas em qualquer estágio.

3. Estética íntima
A radiofrequência é uma boa alternativa para o tratamento da flacidez dos grandes lábios vulvares, gerando um efeito de “preenchimento” da região.

4. Gordura localizada
O uso desta tecnologia promove o aumento da vascularização local, ativando o metabolismo enzimático e, consequentemente, reduzindo o tecido adiposo (gordura).

5. Rejuvenescimento
A radiofrequência é indicada para flacidez de pele corporal e facial. O aumento do calor proporciona a contração das fibras colágenas e elásticas da pele, ocorrendo então a formação de um novo colágeno, melhorando a tonicidade e sustentabilidade da pele.

Os resultados podem ser observados nos primeiros dias logo após a primeira sessão e o resultado é progressivo, e por isso, quanto mais sessões, a pessoa fizer, maiores e melhores serão os resultados. É importante que a pessoa consulte o esteticista ou fisioterapeuta especializado em radiofrequência ou o dermatologista para que seja verificada a indicação do tratamento e a quantidade de sessões a serem realizadas.

CategoriesCuriosidades

Mitos e verdades sobre a Drenagem Linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que auxilia o corpo a liberar o excesso de líquidos e toxinas quando nosso sistema linfático natural não cumpre sua função. A massagem é uma verdadeira aliada para quem deseja melhorar a saúde e mudar alguns aspectos estéticos.

Apesar de ter inúmeros benefícios relacionados a estética, se engana quem pensa que a drenagem linfática tem só essa finalidade. A técnica também é utilizada, por exemplo, em pós-operatório de várias cirurgias para prevenir a formação de edemas e em pós-parto para estimular a lactação e dessensibilização das mamas.

Diante das perguntas que costumam aparecer sobre o assunto, listamos os mitos e verdade sobre um dos tipos mais populares de massagem do mercado.

VERDADE – Drenagem ajuda a diminuir celulite
Como vimos anteriormente, a drenagem auxilia na liberação de líquidos, uma das principais causas da celulite. Consequentemente, a técnica não só previne o problema das celulites, como também melhora os aspectos das já existentes.

MITO – Drenagem emagrece
Esse tipo de massagem ajuda, na verdade, na eliminação de líquidos e toxinas acumulados no organismo, não havendo perda de gordura. Apesar de auxiliar na perda de medidas, o procedimento não impacta no emagrecimento.

MITO – Se a drenagem for bem-feita, imediatamente após o procedimento você vai ao banheiro urinar
Segundo especialistas, isso depende da quantidade de água que a pessoa retém, portanto, isso não é uma regra.

VERDADE – Drenagem ajuda a melhorar sintomas de TPM
O procedimento da drenagem atua na liberação de líquidos, o que faz com que as pessoas se sintam menos inchadas. Além disso, é possível ter vantagens relacionadas à diminuição dos sintomas de ansiedade por ter um efeito relaxante.

MITO – Drenagem mal feita pode dar íngua
A íngua só aparece por causa de processos inflamatórios ou infecciosos nos gânglios, não tendo nada a ver com um procedimento anterior.

CategoriesCuidados da pele

Como acabar com as rachaduras dos pés.

Apesar de ser uma situação super comum, a rachadura nos pés pode ser uma porta de entrada para outras complicações mais graves como a erisipela — um tipo de infecção aguda da pele, que causa feridas dolorosas. Por isso, é importante ficar atento e cuidar melhor dos pés.

O surgimento das rachaduras é uma defesa natural do corpo na tentativa de proteger as camadas da pele e existem diversos fatores que desencadeiam essa situação, sendo as mais comuns o atrito com determinados sapatos, o ressecamento da pele, a diabetes, a oleosidade, as micoses, hábitos alimentares ruins, disfunções hormonais e vasculares, entre outros. Confira a seguir dicas de como se livrar das rachaduras:

1. Procure um dermatologista
Antes de qualquer coisa, é preciso descobrir a causa das rachaduras levando em consideração que elas podem surgir em decorrência de algumas doenças. Além de psoríase e hiperqueratose, problemas vasculares, diabetes e obesidade.

2. Atenção com os sapatos
Como falamos, uma das causas das rachaduras é o atrito frequente provocado entre o pé o sapato. Por isso, procure ter alguns cuidados na hora de comprar seus calçados e dê preferência a palmilhas confortáveis e modelos mais macios.

3. Evite banhos quentes
Sempre que possível, dê preferência a banhos com temperaturas agradáveis, pois a água quente pode ressecar a pele, piorando a situação.

4. Seque bem os pés depois do banho
A prática de secar os pés pós-banho é importante porque a região úmida favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias. Por isso, é importante secar bem os pés, principalmente, entre os dedos.

5. Esqueça as lixas
Lixar os pés pode agredir a pele e piorar ainda mais a situação. Ao invés disso, procure esfoliar os pés durante o banho, no máximo, uma vez por semana.

6. Hidrate bem
O uso diário do Tegum fortalece a pele e auxilia na cicatrização das rachaduras, aliviando inclusive o ardor. Também previne o aparecimento de novas rachaduras, mantendo a maciez e a vitalidade da pele.

CategoriesCuriosidades

Mês do Outubro Rosa: Saiba mais sobre o Câncer de Mama

O Outubro Rosa é um mês no qual damos uma maior ênfase sobre o cuidado que toda mulher deve ter com seu corpo. Para o triênio (2020-2022), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê 66.280 casos novos de câncer de mama, para cada ano. Por isso, precisamos continuar a conscientização dos riscos existentes, hábitos que ajudam e maneiras de identificar o Câncer de Mama.

Muitas pessoas se enganam quando entendem que a presença de um nódulo é a confirmação da presença de um câncer. Na verdade, um nódulo pode ser benigno e não apresentar risco de se tornar cancerígeno. A predisposição genética é um ponto usado para se explicar a possível existência, porém para a maior parte dos pacientes, o câncer
se desenvolve por mutações aleatórias adquiridas ao longo da vida.

Uma maneira que talvez seja desconhecida por grande parte das pessoas para prevenção, são os hábitos alimentares saudáveis, que comprovadamente auxiliam na redução da mortalidade. As refeições devem conter, aproximadamente, 30% ou menos de proteínas animais como, por exemplo, carne, ovos e laticínios.

Dessa forma, é possível analisar que, quanto mais cedo descoberto o câncer, ele pode ter uma melhorar resposta ao tratamento, além da possibilidade de uma mudança do estilo de vida voltado a alimentação correta e até mesmo, a prática de exercícios físicos, melhorando o metabolismo e o sistema imunológico. Com base nisso,
podemos então, mulheres, lembrar que um toque pode salvar a sua vida.

CategoriesCuriosidades

Cuidados com a depilação a laser

Apesar de serem formas mais acessíveis de se livrar dos pelos indesejados, as lâminas de barbear e a cera quente deixam a pele sensível e irritada, além de necessitarem de uma constante manutenção para se adquirir o resultado desejado. Por conta disso, muitos recorrem à depilação a laser que não só eliminam os pelos de forma mais rápida, como também tem resultados mais duradouros.

Para você que decidiu se livrar de uma vez por todas dos pelos indesejáveis, listamos
alguns cuidados com a depilação a laser para antes e depois do procedimento. Confira!

 

1. Evite a exposição solar e loções autobronzeadoras
Quando nos expomos ao sol, a produção da melanina é estimulada para proteger a pele dos raios ultravioletas. Se a pele estiver com uma quantidade aumentada de melanina durante o tratamento, existe o risco de adquirir manchas e queimaduras, uma vez que o feixe de energia é disparado quando em contato com a melanina presente no pelo. A pele tende a ficar um pouco sensível e vermelha após as sessões. Por isso, é importante evitar a exposição solar durante as primeiras e últimas sessões, além de ser imprescindível o uso de filtro solar nas áreas mais expostas durante todo o procedimento.

 

2. Fique longe da cera quente
Um dos principais cuidados com a depilação a laser é evitar qualquer coisa que perturbe os folículos pilosos (o poro por onde o pelo nasce). Isso significa que, pelo menos um mês antes de começar o tratamento, você deverá suspender o uso de produtos depilatórios que danificam a raiz dos fios como a cera quente e a pinça. O recomendado é que você use lâmina para aqueles pelos que ainda crescem e que, ao longo do tratamento, precisam ser reconhecidos pelo laser.

 

3. Use roupas leves
Por deixar a pele um pouco sensível, é legal evitar roupas grossas ou apertadas, pois o atrito na região tratada pode irritar mais ainda a pele e causar manchas. Na primeira semana após o procedimento, dê preferência aos tecidos leves e de fibras naturais como o algodão e evite os sintéticos que dificultam a respiração da pele.

4. Use protetor solar
Como dito anteriormente, a exposição solar direta deve ser evitada para o sucesso do tratamento. Se não for possível, certifique-se de cobrir a área com roupas leves e abuse do filtro solar. Reaplique o protetor com frequência, principalmente se você molhar a pele ou transpirar em excesso.

5. Hidrate a pele
Normalmente, as peles mais sensíveis apresentam mais vermelhidão após depilar e, às vezes, podem sentir ardência no local. Para esses casos, aposte em hidratantes com princípios calmantes para aliviar a pele. Tegum ajuda a regular os melanócitos e a prevenir manchas nas axilas e virilha. A aplicação uma semana antes da depilação fortalece a pele, ameniza a inflamação, o ardor e previne o surgimento de pelos encravados.

CategoriesCuidados da pele

Como cuidar das estrias

Sabemos que estrias são super comuns e, apesar de atingir ambos os sexos, elas são mais propícias a aparecer nas mulheres, principalmente, por conta da questão hormonal. As estrias podem aparecer no corpo por diversos motivos: má alimentação, vida sedentária, gravidez e muitos outros. A boa notícia, é que, caso tratada da maneira
correta, as estrias podem ser 100% removidas ou se tornarem quase imperceptíveis.

Para saber qual o tratamento mais indicado é necessário, antes de tudo, identificar a cor da estria. As estrias bem avermelhadas significam que houve rompimento de capilares sanguíneos, o que significa que elas ainda estão no começo e podem ser tratadas, já que sua capacidade de regeneração é grande. As estrias roxas estão na fase intermediária, mas ainda são fáceis de solucionar. Já as brancas apresentam essa cor pois já são velhas e não recebem a devida irrigação sanguínea, o que indica que a capacidade de regeneração da pele neste ponto é muito menor.

Apesar de algumas serem mais difíceis do que outras, todas as estrias podem ser prevenidas, tratadas, reduzidas e, até mesmo, eliminadas completamente. Saiba como isso é possível:

1. Cuidar da alimentação
É totalmente verdade que doces, frituras e refrigerantes em excesso provocam as estrias. Portanto, apostar em uma alimentação balanceada e à base de saladas, frutas e verduras é essencial para quem deseja se livrar deste problema.

2. Pratique exercícios
Exercitar-se é fundamental tanto para os músculos como para a própria beleza da pele e a autoestima. A falta de prática de atividades físicas é uma grande porta de entrada para a vida sedentária e, de quebra, as estrias. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer a diferença.

3. Beba bastante água
Para manter o bom funcionamento do corpo, preservar a elasticidade da pele, amenizar a flacidez e prevenir o surgimento de novas estrias, o ideal é beber, no mínimo, 1,5 litro de água por dia.

4.Visite o dermatologista
O médico especializado em estrias é o dermatologista. Por isso, visitá-lo é primordial para saber qual é o grau da sua estria e receber a indicação do tratamento adequado.

5. Hidrate seu corpo
Para manter o corpo hidratado, é importante passar cremes hidratantes que contenham colágeno, retinol, elastina ou outras proteínas, nutrientes e vitaminas de eficácia comprovada na precaução da flacidez e avanço positivo da saúde da pele. Tegum é uma emulsão biocompatível que contém os elementos essenciais para o processo de regeneração do tecido através da nutrição celular.