Principais cuidados com a pele masculina
Cada vez mais, os homens têm se interessado em cuidar da aparência – e não é só da forma física que estamos falando! Cuidados com cabelo, envelhecimento precoce, corpo e proteção solar estão entre os mais procurados pelos homens.
A pele masculina requer cuidados diários especiais para se manter bonita e saudável. Por possuírem mais glândulas sebáceas, o público masculino é mais susceptível a ter a pele mais oleosa e, consequentemente, maior propensão à acne. Por isso, é importante tomar algumas medidas importantes na rotina de cuidados, como o uso de produtos que garantem maior penetração dos ativos para tratar a região.
Confira a seguir algumas dicas que separamos para você manter sua pele mais saudável e viçosa:
-
Limpeza matinal e noturna
Sabemos que jogar uma água no rosto é fundamental, mas manter a pele da região limpa requer um pouquinho mais de esforço. Ao acordar, lave o rosto com um sabonete específico para uso facial e adaptados para o seu tipo de pele, seja ela seca, oleosa, mista ou normal. Dê preferência também por sabonetes formulados para a pele masculina, que é mais grossa e oleosa.
-
Hidratação
Depois da lavagem facial, é imprescindível hidratar a pele. Não hidratar o rosto após a limpeza estimula as glândulas sebáceas, que começam a trabalhar em dobro para compensar o ressecamento, deixando a pele mais oleosa.
Durante o sono, nossa pele passa por um processo de renovação celular que repara os danos causados à pele durante o dia. Por isso, antes de dormir, troque o produto matinal por um de uso noturno como loções ou cremes anti-idade que têm substâncias que previnem rugas e envelhecimento precoce.
-
Proteção solar
O filtro solar é definitivamente um artigo de primeira necessidade. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelou que apenas 37,2% dos homens entrevistados se preocupam em usar protetor. Além de prevenir manchas, rugas precoces e danos causados pelos raios ultravioletas, o filtro solar é extremamente importante na prevenção do câncer de pele. Use de manhã um produto de FPS 30, pelo menos e, sempre que possível, reaplique à tarde.
-
Cuidado ao barbear
O atrito da lâmina de barbear pode causar coceira, irritação na pele, inflamação e outros problemas mais sérios, como infecção e foliculite. Portanto, os homens precisam se atentar aos cuidados na hora de fazer a barba e no pós-barba para evitar vermelhidão, pelos encravados e cortes desnecessários.