Alopecia é uma doença autoimune que causa perda de cabelo não só do couro cabeludo mas também em outras regiões do corpo. Geralmente ela é caracterizada quando o cabelo cai em grande quantidade em algumas áreas, ocasionando em locais com “falhas” de cabelo.
A queda pode ser causada por estresse, medicamentos ou até mesmo por outras doenças como lúpus ou hipotireoidismo. Porém há diversas causas a serem investigadas como: micose, reação hormonal pós parto, uso de produtos químicos que causaram algum dano na região, sífilis secundária, líquen plano ou até mesmo deficiência de proteínas como ferro, biotina e zinco.
Há diversos tipos de alopecia, como a areata, difusa, frontal fibrosante e senil. O tratamento pode ser feito assim que identificado a causa da queda capilar, geralmente com uso de medicamentos locais recomendados por um dermatologista.
Caso você se identifique com algum dos sintomas acima é recomendado que vá ao dermatologista para que ele possa avaliar o seu caso. Mesmo que seja uma doença que não cause dor, é importante ressaltar que saúde capilar e autoestima importam e além disso é uma condição séria que pode trazer muitos danos emocionais ao afetado e deve ser tratada com respeito.