Hormônios são essenciais para o nosso organismo, atuando como mensageiros que controlam e coordenam atividades no nosso corpo, como o crescimento e o metabolismo, por exemplo. Logo, é necessário estar atento às mensagens que os hormônios deixam em nossas peles, pois podem ser sinal de alguns desequilíbrios hormonais ou até mesmo o surgimento de alguma complicação maior de saúde.
A Síndrome dos Ovário Policístico, por exemplo, é comum que a mulher apresente elevados níveis do hormônio masculino, aumentando também a oleosidade da pele e o aparecimento de manchas, cravos e espinhas. Outro caso é na menopausa, que há também bastante mudança na pele da mulher, podendo a tornar mais ressecada e mais sujeita ao aparecimento de espinhas. O Hipotireodismo também pode causar ressecamento da pele, além de inchaço.
O recomendado é sempre estar atento aos níveis hormonais. Apenas um médico poderá acompanhar e ajudar no tratamento de questões hormonais, então caso haja dúvida, marque sua consulta médica. A pele deve ser cuidada tanto de forma interna quanto de forma externa, com a aplicação de cremes.