Esfoliação é uma etapa muito importante quando o assunto é cuidar da pele, porque com ela é possível remover as células mortas e estimular a renovação celular, resultando em uma limpeza profunda, que remove também sujeiras e a oleosidade acumulada.
Porém há muitas formas de se fazer a esfoliação, desde com esteticistas ou até mesmo em casa. Quando o assunto é esfoliação em casa, deve-se tomar muito cuidado, pois ao invés de obter o resultado desejado, pode ocorrer o surgimento de micro lesões de pele, resultando em infecções. O mais seguro nesse caso é fugir de receitas caseiras, como o uso de açúcar ou pó de café para a realização desse procedimento, pois esses produtos não foram desenvolvidos para essa função, tendo então partículas não uniformes e pontiagudas que podem prejudicar a pele, principalmente a do rosto, que geralmente é mais sensível.
É recomendado então que se use esfoliantes já prontos que se encontram em farmácias e lojas. Não deve-se esquecer que para esses produtos estarem sendo comercializados, é porque eles passaram por etapas de testes e inúmeros estudos.
Para uma esfoliação perfeita feita em casa, deve-se obter um esfoliante corporal e um facial, já que são peles muito diferentes. A área que deve ser esfoliada, precisa estar úmida e os movimentos devem ser circulares e sutis, para que não haja lesões por conta da força feita no momento da esfoliação.
Após a esfoliação é recomendado o uso de um hidratante. Tegum nutre e hidrata a pele do rosto e corpo, agindo por um mecanismo natural, a nutrição celular, sendo então perfeito para esse momento, pois previne o surgimento de manchas, deixando a pele firme e hidratada.