Na recuperação de pacientes acamados a fisioterapia é essencial, pois além de melhorar a mobilidade, também estimula que o paciente não permaneça na mesma posição, evitando o surgimento da lesão por pressão.
Os exercícios devem variar de acordo com a idade do paciente e quadro clínico. De forma geral, é recomendado que os exercícios sejam feitos duas vezes por dia, ajudando a diminuir o desconforto do paciente e possibilitando que a pele fique mais elástica, ajudando também a manter a força dos músculos e a facilidade na movimentação das articulações. Os movimentos devem ser feitos por um profissional e não deve-se forçar demais o paciente, principalmente se for idoso, respeitando também pausas de alguns minutos entre cada movimento.
Em caso de recuperação de lesão por pressão, recomendamos o uso do Tegum, que ajudará na regeneração da pele pois contém colágeno na composição e também com sua propriedade anti-inflamatória do Óleo de Andiroba e antifúngico do Óleo de Melaleuca, proporcionando os nutrientes necessários para auxiliar a cicatrização e melhora da qualidade de vida do paciente.