Poros obstruídos são bastante recorrentes e podem trazer algumas complicações como a presença de lesões inflamatórias. O acúmulo de impurezas e até resquícios de maquiagens mal removidas nos poros podem causar os cravos que são o resultado de poros entupidos pelo excesso de produção de sebo.
Geralmente, o excesso de produção de sebo ocorre em peles oleosas e mistas. Com essa grande produção sebácea, os topos entopem com frequência e nesse caso, é recomendado que a pele seja lavada pelo menos duas vezes por dia com sabonetes líquidos ou em gel próprios para esse tipo de pele, o mais indicado é que consulte um dermatologista que poderá avaliar e recomendar o melhor e mais seguro produto para resolver essa questão.
Quando não ocorre um tratamento, esse tipo de complicação pode gerar diversas lesões, acnes, manchas e até agravar na dilatação dos poros, resultando também em mais acúmulo de sebo. Além da higienização com sabonetes líquidos ou em gel, é muito importante ter uma rotina de esfoliar o rosto de 15 em 15 dias e essa esfoliação pode ser feita com química, com produtos que tenham ácidos que proporcionam uma microesfoliação ou por meio físico, com grânulos que ajudarão na remoção de células mortas. Outra dica importante é realizar o procedimento de limpeza de pele uma vez ao mês com uma esteticista.
Também, deve-se ressaltar que uma pele saudável é pele hidratada, após a higienização e esfoliação é recomendado utilizar um hidratante e Tegum, que além de proporcionar hidratação também regenera e nutre, sendo um excelente aliado nesse processo.