Quando o tempo está mais quente é comum que o nosso corpo retenha líquido, afetando as regiões das pernas, mãos, barriga e tornozelo. Além da dor de cabeça, cansaço e queda de pressão, o calor também favorece a retenção de líquidos, o inchaço ocorre por um extravasamento dos fluidos dos vasos sanguíneos, acumulando entre as células dos tecidos logo abaixo da pele, formando edemas.
Quando está quente, nossa circulação fica mais lenta e há dificuldade de absorver água do organismo. Desse modo, as extremidades são mais afetadas pois estão mais distantes do coração. Caso seu trabalho faça você ficar muitas horas sentado, tente se movimentar nos intervalos, ou procure movimentar as pernas enquanto estiver sentado, assim o desconforto ao final do dia será menor.
A alimentação também pode ajudar a reduzir a retenção de líquido. É incorreto a afirmativa de que beber mais água piora o quadro de retenção. A desidratação é um dos fatores que pode estimular o aparecimento do problema, logo ao ingerir bastante água, mais toxinas serão eliminadas na urina.
O alto teor de sal nas comidas podem dificultar a saída de água do nosso corpo, logo alimentos embutidos, enlatados e fast foods deverão ser evitados. A ingestão de frutas diuréticas é uma forma fácil de lidar com essa questão como: melancia, melão, abacaxi, pera, maçã e limão. Além disso, alimentos com probióticos como iogurtes, auxiliam na retenção, já que ajudam na flora intestinal, ajudando na absorção de nutrientes.