CategoriesSem categoria

Como reter menos líquido?

Quando o tempo está mais quente é comum que o nosso corpo retenha líquido, afetando as regiões das pernas, mãos, barriga e tornozelo. Além da dor de cabeça, cansaço e queda de pressão, o calor também favorece a retenção de líquidos, o inchaço ocorre por um extravasamento dos fluidos dos vasos sanguíneos, acumulando entre as células dos tecidos logo abaixo da pele, formando edemas.

Quando está quente, nossa circulação fica mais lenta e há dificuldade de absorver água do organismo. Desse modo, as extremidades são mais afetadas pois estão mais distantes do coração. Caso seu trabalho faça você ficar muitas horas sentado, tente se movimentar nos intervalos, ou procure movimentar as pernas enquanto estiver sentado, assim o desconforto ao final do dia será menor.

A alimentação também pode ajudar a reduzir a retenção de líquido. É incorreto a afirmativa de que beber mais água piora o quadro de retenção. A desidratação é um dos fatores que pode estimular o aparecimento do problema, logo ao ingerir bastante água, mais toxinas serão eliminadas na urina.

O alto teor de sal nas comidas podem dificultar a saída de água do nosso corpo, logo alimentos embutidos, enlatados e fast foods deverão ser evitados. A ingestão de frutas diuréticas é uma forma fácil de lidar com essa questão como: melancia, melão, abacaxi, pera, maçã e limão. Além disso, alimentos com probióticos como iogurtes, auxiliam na retenção, já que ajudam na flora intestinal, ajudando na absorção de nutrientes.

CategoriesSem categoria

Vai torcer na copa? Entenda qual tinta e glitter usar no rosto

Com os jogos da Copa do Mundo, é muito comum os torcedores usarem glitter e tinta no rosto para completar o look para animar a torcida, porém alguns desses materiais não são feitos para essa utilidade e podem causar diversos problemas na pele. Confira quais são esses malefícios para a pele e como utilizar esses produtos de forma segura.

O caso mais comum é o uso de tinta guache no rosto. Pelo fato dessa tinta ser utilizada com frequência nos materiais escolares de crianças, muitas pessoas consideram essa tinta segura para ser passada no rosto. Porém ela pode causar alergia e lesões na pele, por conter substâncias que não são próprias para estar em contato com a pele.

O uso de glitter no rosto pode ser perigoso principalmente nas regiões dos olhos e nariz, já que são áreas sensíveis e sujeitas a irritação. Além disso, ocorre o risco das partículas de plástico compostas no glitter caírem nos olhos causando grandes danos oftalmológicos.

O ideal é que se utilize glitters hipoalergênicos e de preferência que não sejam feitos de plástico. Existem muitos glitters veganos no mercado, feitos à base de ingredientes naturais que reagem melhor em contato com a nossa pele. Em relação às tintas, existem diversas marcas de tinta feitas próprias para a pele do rosto. Também pode ser utilizado pancake para pigmentar a pele. 

 

CategoriesSem categoria

Como proteger a pele da luz do celular

Hoje em dia estamos sempre conectados ao celular ou a alguma tela, porém ainda não sabemos com certeza quais os prejuízos dessa interação à nossa saúde. Alguns estudos comprovam que a luz azul, que é a luz emitida pelas telas, pode causar danos à saúde da nossa pele, fazendo com que aumente o estresse oxidativo da pele. Então separamos algumas dicas para te ajudar a proteger a pele desse tipo de luz.

1- Use filtro solar, de preferência com cor.

2- Mantenha sempre a pele hidratada e evite produtos abrasivos, pois estes podem provocar feridas e dificultar a proteção da pele.

3 – Mantenha uma rotina utilizando antioxidantes, uma alimentação rica em frutas cítricas, fortalece a vitamina C no organismo que é um dos melhores tipos de antioxidante natural.

4- Suavize a luz dos aparelhos, desse modo é mais fácil de controlar a quantidade de luz visível que nossa pele estará exposta.

CategoriesSem categoria

Como reduzir aparência de cansaço do rosto

Ao contrário do que muitos pensam, estar com o rosto aparentando cansaço pode ocorrer independente da idade. A exaustão, noites mal dormidas e falta de cuidados com a pele, junto com excesso de ressecamento ou oleosidade da pele, podem ajudar a resultar nessa aparência mais abatida.

O acúmulo de células mortas, excesso de poluição, estresse, falta de nutrientes e a desidratação também podem contribuir para uma aparência de pele mais cansada. O recomendado nessas situações é que haja mudança da rotina e na qualidade de vida. A ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, por exemplo, é uma mudança que requer determinação e comprometimento, pois envolve uma série de hábitos para que a pessoa se lembre de incluir essa ação em sua rotina.

Além disso, lavar o rosto com água gelada ou realizar compressas com máscaras de gel podem ajudar com a aparência da pele, pois a água fria estimula a circulação sanguínea e dá um aspecto de pele tonificada e de vitalidade. Massagear o rosto pela manhã, pode ajudar na redução do inchaço, colaborando no combate do acúmulo de líquidos da região, além de ajudar na absorção de substâncias.

Caso você busque medidas que deem resultados mais imediatos, hoje em dia existem diversos tratamentos estéticos que são eficazes, como tratamentos utilizando plasma, melhorando a flacidez da pele e aplicação de bioestimulantes. Lembre-se que todo procedimento estético mais invasivo deve ser muito estudado antes de ser feito e deve ter a orientação de um médico especialista.

CategoriesSem categoria

Como reduzir a ansiedade de forma natural

Ansiedade é um dos maiores sintomas sentidos hoje em dia, muitas pessoas com acompanhamento de psicólogos e psiquiatras precisam de medicamentos próprios e controlados para aliviar os sintomas da ansiedade, porém em níveis mais baixos há formas de ajudar a controlar quadros ansiosos de forma natural. Confira as dicas abaixo:

1- Faça atividade física e gaste a energia causada pela ansiedade de forma produtiva e extravase os sentimentos através dos movimentos.

2- Comece a praticar meditação todos os dias, 10 minutos de meditação por dia faz toda a diferença.

3- Invista no autoconhecimento e procure um psicólogo.

4- Tome um banho quente e relaxe.

5- Bebidas quentes e relaxantes como chá de camomila são potentes combatentes da ansiedade. Evite bebidas energizantes que possuem cafeína.

6- Tenha um hobby ou atividade prazerosa para ajudar a distrair a mente.

7- Organize seu dia e dê valor ao seu sono.

CategoriesSem categoria

Como melhorar o aspecto de uma cicatriz

Mesmo que algumas cicatrizes sejam discretas, há pessoas que se incomodam bastante com elas. Por isso, separamos algumas dicas que podem melhorar o aspecto delas.

Em média, as cicatrizes estão completamente cicatrizadas em 60 dias. Quando há uma boa cicatrização, elas não doem ou coçam, porém podem apresentar regiões escuras, relevo ou estarem coladas ao músculo.

A massagem terapêutica junto com o uso de óleos vegetais ou cremes podem ajudar a soltar a cicatriz quando ela estiver colada ao músculo. Ela deve ser feita com movimentos circulares, de cima para baixo. O ideal é que a massagem seja feita por um profissional que poderá analisar cada situação de cada cicatriz.

O uso de cremes clareadores também podem ajudar na aparência da cicatriz. O creme deve ser aplicado todos os dias e após seu uso, deve-se aplicar o filtro solar para que as regiões escuras não tenham mais acúmulo de hiperpigmentação. Caso haja volume na cicatriz, o médico dermatologista pode indicar como tratamento o uso de um creme corticoide.

Caso os métodos acima não funcionem, pode ser indicada cirurgia plástica, que tem como objetivo deixar a pele mais uniforme. A cirurgia não remove a cicatriz, mas cria uma nova cicatriz mais discreta que a anterior.

CategoriesSem categoria

Como bijuterias de má qualidade podem afetar nossa saúde?

Comprar bijuterias por um preço mais baixo é tentador, porém é importante ter cuidado e
saber a procedência do que ficará em contato com a nossa pele. Existem diversos materiais utilizados em bijuterias como: estanho, latão, antimônio, cobre, alumínio, cádmio e chumbo. O perigo é que algumas dessas substâncias podem ser
consideradas tóxicas no nosso organismo.

O cádmio e o chumbo são utilizados em bijuterias para ajudar na maleabilidade da peça e torná-las mais brilhantes, além de baratear o preço do produto, mas esses metais podem ajudar no desenvolvimento de câncer de mama, problemas cardiovasculares e pulmonares, podendo também afetar no funcionamento dos rins. Crianças também podem se prejudicar utilizando esses produtos, tendo o cérebro mal desenvolvido e prejudicando a densidade dos ossos.

Mesmo que essas peças sejam folheadas, geralmente o processo de banho desses metais são de baixíssima qualidade e em contato com o suor do nosso corpo ocorre a decomposição deste metal, sendo absorvido pelo nosso organismo. Além disso, essas bijuterias também podem desencadear processos alérgicos em contato com a nossa pele, causando diversos problemas futuros. O ideal é consumir produtos seguros, mesmo que mais caros, porque além de preservar a nossa saúde também são produtos que apresentam maior durabilidade.