Comprar bijuterias por um preço mais baixo é tentador, porém é importante ter cuidado e
saber a procedência do que ficará em contato com a nossa pele. Existem diversos materiais utilizados em bijuterias como: estanho, latão, antimônio, cobre, alumínio, cádmio e chumbo. O perigo é que algumas dessas substâncias podem ser
consideradas tóxicas no nosso organismo.
O cádmio e o chumbo são utilizados em bijuterias para ajudar na maleabilidade da peça e torná-las mais brilhantes, além de baratear o preço do produto, mas esses metais podem ajudar no desenvolvimento de câncer de mama, problemas cardiovasculares e pulmonares, podendo também afetar no funcionamento dos rins. Crianças também podem se prejudicar utilizando esses produtos, tendo o cérebro mal desenvolvido e prejudicando a densidade dos ossos.
Mesmo que essas peças sejam folheadas, geralmente o processo de banho desses metais são de baixíssima qualidade e em contato com o suor do nosso corpo ocorre a decomposição deste metal, sendo absorvido pelo nosso organismo. Além disso, essas bijuterias também podem desencadear processos alérgicos em contato com a nossa pele, causando diversos problemas futuros. O ideal é consumir produtos seguros, mesmo que mais caros, porque além de preservar a nossa saúde também são produtos que apresentam maior durabilidade.