Ao contrário do que muitos pensam, estar com o rosto aparentando cansaço pode ocorrer independente da idade. A exaustão, noites mal dormidas e falta de cuidados com a pele, junto com excesso de ressecamento ou oleosidade da pele, podem ajudar a resultar nessa aparência mais abatida.
O acúmulo de células mortas, excesso de poluição, estresse, falta de nutrientes e a desidratação também podem contribuir para uma aparência de pele mais cansada. O recomendado nessas situações é que haja mudança da rotina e na qualidade de vida. A ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, por exemplo, é uma mudança que requer determinação e comprometimento, pois envolve uma série de hábitos para que a pessoa se lembre de incluir essa ação em sua rotina.
Além disso, lavar o rosto com água gelada ou realizar compressas com máscaras de gel podem ajudar com a aparência da pele, pois a água fria estimula a circulação sanguínea e dá um aspecto de pele tonificada e de vitalidade. Massagear o rosto pela manhã, pode ajudar na redução do inchaço, colaborando no combate do acúmulo de líquidos da região, além de ajudar na absorção de substâncias.
Caso você busque medidas que deem resultados mais imediatos, hoje em dia existem diversos tratamentos estéticos que são eficazes, como tratamentos utilizando plasma, melhorando a flacidez da pele e aplicação de bioestimulantes. Lembre-se que todo procedimento estético mais invasivo deve ser muito estudado antes de ser feito e deve ter a orientação de um médico especialista.