CategoriesSem categoria

Alimentos que fazem bem para a pele 

A alimentação é um dos pilares para uma pele saudável e bonita. Além disso, conseguimos fazer a prevenção de diversas doenças tendo uma alimentação regulada e nutritiva. Dessa forma, nosso corpo permanece com uma boa imunidade, nos protegendo de vírus e bactérias.

Alimentos que são ricos em vitamina C trazem diversos benefícios não só à pele, mas também aos nossos órgãos internos. Alimentos como esse seriam: laranja, limão, acerola, goiaba, kiwi, caju, morango e pimentões. Além disso, a produção de colágeno pode ser estimulada pela síntese da vitamina C e com uma dieta balanceada em proteínas magras e ômega 3. A hipervitaminose pode ser prejudicial, mas não é necessário ter essa preocupação com a vitamina C, pois o excesso é eliminado na urina.

Separamos alguns alimentos importantes para acrescentar na dieta como: uvas roxas e rosadas, frutas vermelhas, semente de abóbora, molho de tomate caseiro, maçã, semente de linhaça, clara de ovo e abacaxi. 

Caso necessite de suplementação ou possua alguma complicação de saúde como diabetes, indicamos que vá a um nutricionista ou nutrólogo, pois a auto-suplementação é muito arriscada e pode trazer diversos danos à saúde, já que altos níveis de vitamina também são prejudiciais à saúde. 

Curiosidades:

  • A fruta que mais possui vitamina C é a acerola, tendo quase 1g de vit C em 100g da fruta.
  • As partes cartilaginosas de animais são fontes riquíssimas de colágeno, muito bem absorvidos pelo corpo. Pé e pescoço de galinha, por exemplo, são fontes de colágeno indicadas até mesmo para melhora de articulações
CategoriesSem categoria

Como evitar e cuidar de picadas de mosquitos

O combate contra os mosquitos é um assunto muito importante, já que através da picada é possível contrair diversas doenças prejudiciais à saúde como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. A primeira medida para se prevenir de picadas é eliminar os focos de água parada, evitando com que os mosquitos se proliferem e permaneçam nos arredores da sua casa.

A instalação de telas mosquiteiras em janelas e portas também é uma forma eficaz de manter sua casa segura dos mosquitos. Além disso, use repelente no seu dia a dia e fique atento nas orientações do rótulo e as siga à risca.

Caso você já tenha sido exposto a uma picada de mosquito, lave a região com água e sabão e faça compressas de gelo, ajudando no alívio da coceira e da dor. Não coce o local e use pomadas próprias para picadas de mosquitos, caso o quadro persista ou piore, não deixe para depois os cuidados com a pele. Procure um médico dermatologista.

 

CategoriesSem categoria

Como cuidar da pele no verão

É muito importante termos uma rotina de cuidados diários com a pele, mas no verão devemos ter esses cuidados redobrados, pois o sol excessivo é um agente externo que pode causar grandes danos à pele. Logo, separamos alguns cuidados importantes a se acrescentar na rotina nessa época do ano.

Mesmo que não tenha o hábito de ir à praia ou piscina, é difícil escapar do sol, então o recomendado é tomar cuidado mesmo que fique em casa. É muito importante manter a hidratação da nossa pele, então aposte em um bom hidratante que possui ação calmante.

Tegum é indicado para pós-sol e queimaduras, pois sua fórmula contém óleo de andiroba que proporciona ação calmante somada ao efeito antioxidante das vitaminas A e E, além de ajudar na cicatrização e no alívio de sintomas de queimaduras devido à sua ação regeneradora.

É importante que nesse período evite esfoliações, pois nossa pele está mais sensível e mesmo que a esfoliação seja suave, ocorre grande risco de agredir a pele, causando feridas. Evite também banhos quentes, pois podem remover a barreira protetora da pele, causando ressecamento e ardência. Além disso, o uso do protetor solar é indispensável, utilize todos os dias mesmo que vá ficar em casa. Não se esqueça também de reaplicá-lo.

Em caso de pele irritada em contato com o sol, consulte um médico dermatologista e faça compressas geladas para aliviar a ardência da pele. Essas dicas foram úteis? Nos siga nas redes sociais e fique por dentro das nossas
matérias!

CategoriesSem categoria

Uso de esponjas e buchas vegetais no banho

O banho além de ser um hábito que mantém a nossa higiene, também é um momento de relaxamento no dia. Muitas pessoas têm o costume de utilizar buchas vegetais e esponjas de banho, pois consideram que com esses produtos é mais fácil remover as impurezas, além de tornarem o banho mais relaxante.

É importante ressaltar que o uso de esponjas e buchas vegetais, mesmo que macias, provocam a esfoliação da pele, removendo células mortas mas a barreira de proteção também. A pele deve ser esfregada de forma delicada, sem que a pele sofra danos como a descamação e irritação. O ideal é que esses materiais de auxílio para banho sejam usados
com intervalos de 15 dias em locais em que a pele é mais grossa, como cotovelos e calcanhares e logo em seguida essas regiões devem ser bem enxugadas e hidratadas.

É importante ressaltar que esse método de limpeza não é indicado para todo o tipo de pele, como em peles mais sensíveis, por exemplo, O ideal é que se consulte um médico dermatologista antes de acrescentá-lo em seus cuidados com a pele. Lembre-se que limpeza demais pode causar desequilíbrios e danos gravíssimos a pele.

CategoriesSem categoria

Cuidado com peles maduras

Cada vez mais se fala de skincare, mas pouco se fala de cuidados com a pele madura. A pele madura é delicada e precisa de cuidados como a hidratação constante, acompanhada de uma limpeza gentil e caso seja de interesse estético da pessoa, cuidados com rugas e linhas de expressão.

A hidratação é muito importante para manter a pele saudável, prevenindo ressecamentos e rachaduras, impossibilitando o aparecimento de potenciais infecções através das pequenas feridas causadas pelo ressecamento. A ingestão da quantidade correta de água por dia e a alimentação também são fatores que colaboram para uma pele saudável.

Rugas, manchas e linhas de expressão são características comuns da pele que aparecem com o tempo, já que há a redução de colágeno, comprometendo a elasticidade da pele. A prevenção pode ser feita utilizando antioxidantes, em conjunto com o protetor solar, todos os dias. Quando essas características já estão na pele, é recomendado que se utilize dermocosméticos que estimulem a produção de colágeno e dependendo do caso, procedimentos estéticos.

Lembrando que mesmo que a autoestima seja importante, devemos sempre priorizar a saúde. Fique atento aos pequenos sinais que a pele apresenta e vá regularmente ao dermatologista. Cuidado nunca é demais!

CategoriesSem categoria

Como prevenir estrias

Muitas pessoas temem o aparecimento de estrias e possuem a autoestima afetada por elas. Saiba que as estrias são muito comuns, principalmente na região das coxas, quadris, mamas, costas e braços. Não devemos transformá-las em vilãs, já que são um processo natural do corpo pela ruptura de fibras de colágeno na nossa pele, resultando em uma cicatriz que é a estria.

As causas mais comuns para o aparecimento de estrias é o ganho de peso ou emagrecimento em grande quantidade, a gestação ou até mesmo o estirão da adolescência. Mesmo que a pele tenha propriedades elásticas, quando esticadas além do seu limite, ocorre o rompimento de fibras. Importante lembrar que as estrias não precisam ser tratadas, já que não causam dor ou riscos à saúde, sendo apenas uma questão estética.

Para a prevenção, deve-se ter em mente que não existe nenhum grande segredo. Manter a alimentação balanceada, a pele hidratada, massagens localizadas e a prática de exercício físico são grandes mudanças que, além de serem fatores que dificultam o aparecimento de estrias, também são extremamente benéficas para a saúde.

Na etapa de hidratação, use Tegum. O grande aliado na prevenção de estrias devido a sua composição que promove a nutrição celular, devolvendo vitaminas, proteínas como o colágeno, além de regenerar e hidratar a pele profundamente.