O banho além de ser um hábito que mantém a nossa higiene, também é um momento de relaxamento no dia. Muitas pessoas têm o costume de utilizar buchas vegetais e esponjas de banho, pois consideram que com esses produtos é mais fácil remover as impurezas, além de tornarem o banho mais relaxante.
É importante ressaltar que o uso de esponjas e buchas vegetais, mesmo que macias, provocam a esfoliação da pele, removendo células mortas mas a barreira de proteção também. A pele deve ser esfregada de forma delicada, sem que a pele sofra danos como a descamação e irritação. O ideal é que esses materiais de auxílio para banho sejam usados
com intervalos de 15 dias em locais em que a pele é mais grossa, como cotovelos e calcanhares e logo em seguida essas regiões devem ser bem enxugadas e hidratadas.
É importante ressaltar que esse método de limpeza não é indicado para todo o tipo de pele, como em peles mais sensíveis, por exemplo, O ideal é que se consulte um médico dermatologista antes de acrescentá-lo em seus cuidados com a pele. Lembre-se que limpeza demais pode causar desequilíbrios e danos gravíssimos a pele.