As dermatites são causadas pelo uso constante de fraldas ou em contato com agentes irritativos, gerando desconfortos ao paciente idoso, afetando diretamente na sua qualidade de vida. Abaixo comentaremos sobre como prevenir e auxiliar no processo de cicatrização dessas lesões.
A pele madura é mais sensível e frágil e por esse motivo é mais fácil o surgimento de feridas. Para ajudar na prevenção, é necessário que a pele esteja muito bem higienizada com sabonetes de pH adequado, que a região esteja com os pelos pubianos aparados, o que facilita a higiene. A região também deve ser bem seca, não permitindo que a pele fique úmida.
A fralda não pode ter o uso muito prolongado, pois o contato constante com urina e fezes é uma das causas mais comuns no surgimento de dermatites em idosos. Logo, a troca de fraldas deve ser frequente. Após a troca, sempre higienize a região com cuidado. Evite também utilizar produtos com álcool na composição, pois ele pode fazer a pele ficar mais sensível.
O uso de um hidratante é indispensável após a etapa de higiene, até porque é uma dos principais cuidados para a prevenção das dermatites. Tegum é ideal para a prevenção e cicatrização das dermatites, além de aumentar a
resistência da pele, mantendo-a hidratada e nutrida.