A acupuntura tem origem na medicina tradicional chinesa, onde geralmente são utilizadas pequenas agulhas em regiões específicas do corpo, estimulando o sistema nervoso a liberar substâncias químicas nos músculos, influenciando na regulação interna do corpo e resultando no equilíbrio energético. Esse estímulo promove as habilidades naturais de cura do nosso corpo, eliminando alguns sintomas de dor e mal estar.
Hoje em dia, utilizamos a acupuntura como tratamento complementar para ajudar em situações como enxaqueca e náuseas. É um tratamento muito elogiado por apresentar pequenos riscos e efeitos colaterais, sendo altamente eficaz. Além disso, esse método também pode ser eficaz no alívio da dor na lombar, dentes, joelho e pescoço.
Em alguns casos a acupuntura também é indicada para pacientes alérgicos, com artrite reumatoide, ansiedade, depressão e fibromialgia, trazendo diversos benefícios no combate dessas doenças.
Há 6 tipos de acupuntura e apenas com recomendação de um médico você poderá identificar qual é a mais recomendada para o seu caso, entre elas temos: A acupuntura tradicional, a acupuntura auricular, escalpo acupuntura, ventosaterapia, moxabustão e eletroacupuntura.