Diversos fatores estão atrelados quando o assunto é ter uma pele saudável e esteticamente agradável. Porém há um fator muito importante que muitas pessoas acabam não dando a devida importância que é a saúde mental. Estresse e fatores emocionais segundo estudos dermatológicos fazem o sistema imunológico reagir para tentar proteger o corpo de toda essa carga causada por eles.
Quando estamos estressados liberamos um hormônio chamado cortisol, que pode causar processos inflamatórios quando é liberado a longo prazo. Além disso, estresse, ansiedade, depressão e baixa autoestima podem desenvolver ou agravar algumas questões como acne, vitiligo, psoríase, dermatite atópica, rosácea e herpes.
Separamos também alguns sintomas que caso persistam, devem ser tratados com orientação médica como: coceira intensa, irritação da pele, vermelhidão ou ardência, manchas vermelhas em alto relevo (urticárias), falta de ar e insônia.
O tratamento deve ser feito por um dermatologista, utilizando medicamentos para alergia e coceira ou até corticoides em alguns casos. Como auxílio, o médico também pode recomendar remédios para ansiedade e estresse ou terapias holísticas.
Caso você não se identifique com essas questões de pele, é sempre bom se prevenir. Para isso é importante sempre se conhecer e aprender a saber como lidar com as emoções em momentos de estresse, tentando sempre adotar uma vida equilibrada e saudável. Recomendamos também a meditação como uma forte aliada e atividades físicas e de lazer.