Já popularmente conhecemos alguns efeitos colaterais que o consumo de bebida alcoólica em excesso pode causar no dia seguinte no nosso organismo. A dor de cabeça e enjoos são sintomas comuns que são muito temidos e comentados por quem consome bebidas alcoólicas, mas você sabia que isso também afeta a saúde da sua pele?
O consumo exagerado de bebidas alcoólicas causa desidratação cutânea e em consequência acelera o envelhecimento da pele, já que há diminuição da oxigenação dos tecidos, aumentando os radicais livres. Além disso, também pode piorar quadros de acne e rosácea.
Quanto maior o teor alcoólico, maior a inflamação da pele. Sendo então tequila e vodca considerados os piores dentre as demais bebidas, podendo ocasionar até mesmo no aparecimento de espinhas. A cerveja aumenta a retenção de líquidos podendo deixar o rosto inchado e o vinho tinto e branco podem causar irritação na pele e vermelhidão.
Para ajudar nesse período de ressaca da pele, recomendamos beber bastante água, higienizar a pele, usar o hidratante de costume, alimentar-se bem e utilizar compressa gelada. Caso os sintomas permaneçam vá ao dermatologista.