Sabemos que a pele é indispensável para o bom funcionamento do corpo humano, mas existem fatores externos e internos que podem afetar a capacidade funcional do órgão como, por exemplo, as feridas cutâneas. Pacientes submetidos a cuidados intensivos ou imobilizados por longos períodos apresentam maior predisposição para desenvolverem lesões por pressão por conta das limitações ambientais e psicobiológicas (restrição de movimentos por longo tempo, uso de drogas sedativas que prejudicam a mobilidade, umidade excessiva da pele, idade avançada, etc).
Estima-se que cerca de 59% dos pacientes nestas condições desenvolvem uma ou mais lesões na pele (escaras). Manchas avermelhadas, escoriações e bolhas são os primeiros sinais de alerta que podem surgir logo no primeiro dia de leito. Medidas preventivas para o cuidado com a pele do paciente são fundamentais, pois podem reduzir em até 50% os riscos de as lesões progredirem e causarem complicações sérias como infecções. Confira a seguir algumas dessas medidas:
• Usar colchões especiais que aliviam a pressão, como viscoelástico, pneumático, e almofadas de proteção quando indicado para auxiliar no alivio da pressão nas regiões mais vulneráveis à compressão;
• Realizar mudança de decúbito do paciente em média de 2 em 2 horas. A frequência deve ser reajustada conforme as características da superfície de apoio e complicações clínicas do paciente;
• Manter uma dieta rica em vitaminas e proteínas;
• Examinar a pele do corpo todo, principalmente nos pontos de pressão;
• Secar bem a pele depois do banho e hidratá-la com cremes sem álcool, sem massagear as áreas já comprometidas;
• Manter o paciente em posição confortável utilizando coxins como apoio nas mudanças de posição;
• Estimular a movimentação, respeitando sempre as possibilidades físicas e motoras do paciente.
Tegum é extremamente eficaz no tratamento preventivo das lesões de pele de pacientes acamados, reduzindo a chance do surgimento da lesão por pressão. Ele conduz a todasas camadas da pele os nutrientes da composição, principalmente o colágeno e proporciona hidratação intensa e aumento da resistência. Pode ser utilizado em lesão por pressão estágio 1 e 2 e nos demais estágios em fase de maturação.