Durante a gravidez, é comum notar diversas mudanças no corpo da mulher. Além do crescimento da barriga, a gestante tende a ficar com a pele mais sensível, o que acaba propiciando o aparecimento de melasmas e estrias e agravando doenças como a dermatite e a psoríase. Mas você sabe por que isso acontece?
A gestação é um momento marcado por uma série de alterações, incluindo alterações vasculares, caracterizada pelo aumento da quantidade de vasos sanguíneos. Com isso, a pele tende a ficar mais sensível e avermelhada do que o normal.
Para evitar o surgimento de manchas na pele, que podem aparecer não só no rosto como também nos mamilos, na linha do meio da barriga e na vulva, é imprescindível o uso de diário de filtro solar, mesmo em ambientes fechados ou em dias sem sol. O uso de vitamina C tópica também é indicado, principalmente quando combinada ao protetor solar, pois ela possui ação antioxidante e potencializa a proteção cutânea. Mas antes, lembre-se de consultar um dermatologista para saber quando você pode começar a utilizar a vitamina C!
É recomendado também o uso de hidratantes – tanto oral quanto em cremes – para aumentar a elasticidade da pele. Existem produtos específicos para grávidas, com ativos e óleos naturais que auxiliam na prevenção de estrias. A alimentação também é outro fator importante para evitar o aparecimento indesejado das lesões. É essencial manter uma alimentação equilibrada para que o ganho seja controlado e gradual, tomando ainda mais cuidado no último trimestre devido ao inchado maior e ao crescimento da criança.