Lesões por pressão acometem a pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente em pessoas com mobilidade reduzida, acamadas e/ou cadeirantes.
Essas lesões acontecem devido à pressão constante em pontos com proeminências ósseas que ficam em contato com a superfície, como por exemplo: cama ou cadeira de rodas. Essa ferida pode ser superficial ou profunda, podendo comprometer músculos, tendões, ossos ou até órgãos.
Tegum é extremamente eficaz na nutrição da pele auxiliando assim na prevenção, reduzindo as chances de surgimento de lesões, principalmente associado a outros tipos de prevenção, como nutrição correta, mudança de decúbito e uso de colchões específicos que auxiliam no alívio da pressão. Pode ser usado também em lesão por pressão estágio 1 e 2 com tecido de granulação.
Para evitar a pressão seguem algumas dicas de cuidados:
– é necessário que mude o paciente de posição a cada 2 horas;
– avalie as regiões
mais suscetíveis às lesões diariamente como a região sacral, trocânteres, maléolos e
calcanhares;
– Ao mudar de posição nunca arraste o paciente sobre a cama minimizando a fricção e o cisalhamento.
Já para o tratamento específico da lesão, é necessário que haja avaliação do comprometimento tecidual da região afetada, feridas profundas e com necrose, precisam de limpeza e desbridamento, feita por um profissional da saúde indicado para tal procedimento, como médico ou enfermeiro estomaterapeuta e/ou dermatoterapeuta.