Há muitos relatos de pessoas que mesmo cuidando diariamente da pele com uma rotina de skincare, apresentam diversas doenças de pele causadas pela ansiedade e transtornos mentais. O ideal é que se pense na saúde como um todo, cuidando do corpo de forma geral e nesse sentido, a saúde mental também importa.
Além de espinhas e olheiras, outros problemas e doenças podem surgir e se agravar com a ansiedade como eczemas, vitiligo, caspa, alopecia, herpes e psoríase. Diversos estudos indicam que, caso o emocional fique abalado, pode ser prejudicial a toda a nossa saúde, principalmente para quem já tem predisposição genética a desenvolver algumas doenças. Logo, caso os sintomas de ansiedade como insônia, alteração nos batimentos cardíacos, falta de ar constante, tremedeira e tensão muscular persistam, é importante que procure ajuda profissional.
Os sintomas da ansiedade e estresse constante funcionam como um alerta, porém caso a ansiedade não seja tratada, existe risco de afetar o sistema imune, podendo provocar problemas até nos nossos órgãos internos como o coração, estômago e cérebro, causando graves sequelas ao indivíduo. Contudo, é importante ressaltar que distúrbios mentais devem também ser tratados com prioridade.
O ideal é que se consulte com um psiquiatra e que mantenha consultas recorrentes com um psicólogo, além da prática constante de atividade física. Dessa forma, você poderá continuar a cuidar da sua pele, seguindo as recomendações de um médico dermatologista cuidando de si de forma consciente e segura.