Apesar de estar muito associada à fase da puberdade, a acne pode afetar também os adultos, podendo estar ligada a amplos fatores.
A acne adulta surge em pessoas com mais de 25 anos, em sua grande maioria na mandíbula, queixo e pescoço, diferente da acne adolescente que ocorre na testa, nariz e queixo. Geralmente a acne adulta está muito associada às mulheres devido a variações hormonais, principalmente em períodos como menstruação, gravidez, pré-menopausa ou menopausa.
Há diversos influenciadores que podem favorecer o surgimento de acne como, oleosidade da pele, medicamentos, má alimentação, tabagismo, hereditariedade, transtornos emocionais e doenças endócrinas.
O tratamento deve ser feito com acompanhamento de um médico dermatologista e irá variar dependendo da causa e gravidade do quadro de cada paciente. Para a prevenção é necessário higienizar bem o rosto, evitando com que os poros estejam obstruídos, além do consumo diário de dois litros de água aliado a uma boa alimentação. Evite receitas caseiras, pois elas podem apresentar riscos à saúde ou não possuir devida eficácia.