Como a pílula anticoncepcional é um comprimido à base de hormônios, é muito comum que o corpo reaja com efeitos colaterais, principalmente no início e no término do uso do medicamento.
O uso da pílula corretamente, todos os dias, no mesmo horário, acompanhado a prescrição médica, na maioria dos casos, ocorre a redução de oleosidade da pele, sendo favorável a peles mistas e oleosas, reduzindo a produção de sebo e comedão. Em caso de pacientes com melasma, pode ocorrer piora do quadro devido aos hormônios responsáveis pela melanização. Caso ocorram efeitos colaterais adversos, principalmente voltados a complicações hormonais do paciente, é recomendado consultar um dermatologista.
Importante ressaltar que caso seja de interesse a interrupção do medicamento, não deve ser feito sem orientação médica, já que podem surgir diversas mudanças no corpo junto a sintomas de mal estar. Nesse momento, a pele pode passar por uma fase mais ativa em relação a produção de oleosidade e acne, podendo afetar a saúde da pele do paciente. Lembre-se também que cada paciente possui uma compatibilidade diferente com cada medicamento, o que torna imprescindível o acompanhamento por um médico da área.