fbpx

Novembro azul: a importância do estilo de vida saudável

O movimento Novembro Azul vem para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum entre os homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de câncer atinge 1 a cada 8 homens no país e seu percentual de incidência chega a 29,2%.

Ao contrário das mulheres que são encorajadas a visitar o ginecologista regularmente, os homens costumam ir ao médico só quando já estão doentes. Porém, a demora do diagnóstico pode atrasar o tratamento e diminuir as chances de cura.

Apesar de ser considerada uma doença de terceira idade, homens de todas as faixas etárias devem ficar atentos. É preciso dar atenção à saúde preventiva, pois a maioria dos cânceres, incluindo o de próstata, é assintomático em estágio inicial. Dietas ricas em gordura saturada, sedentarismo e tabagismo aumentam a incidência da doença, assim como homens que se expõem a produtos químicos tóxicos. Essas substâncias ajudam a promover mutações nas células da próstata, facilitando o aparecimento de um câncer.

Além das visitas regulares ao urologista, manter hábitos saudáveis – alimentação balanceada, atividade física, boas noites de sono, hidratação – é de suma importância para evitar diversos tipos de doenças e prevenir o câncer de próstata. Ainda, podemos incluir para a saúde geral do homem uma alimentação mais natural, rica em legumes, frutas e vegetais verdes. Alimentos industrializados e processados, assim como o excesso de açúcar devem ser evitados.

Por fim, a prática de exercícios físicos também é fundamental para o bom funcionamento do organismo, pois diminuem processos de inflamação celular, aumentam a atuação dos mecanismos antioxidantes e estimulam a função imunológica do organismo. O exame de toque e PSA aumenta a chance do diagnóstico precoce e tem mais de 90% de chances de cura se o tumor for localizado. O mês de novembro deve ser uma ferramenta para desmistificar o preconceito em relação ao exame e para que homens visitem médicos regularmente, não só quando uma doença aparece.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

©2022 Tegum. Todos os direitos reservados.

Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais rápido possível.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?